Postado Por : Emerson Wendt sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Por Paulo Cesar Coelho*
Toda organização é formada de pessoas e tecnologias com o intuito de alcançar determinado objetivo. Para que se cumpra isso ela vai ter a necessidade de planejar estratégias que deverão lhe dar condições para sobreviver num mundo em constante processo de unificação, onde a dificuldade de permanecer e de conseguir vantagens para seus produtos ou serviços torna-se cada vez mais difícil. 

Fonte da imagem: moysessimantob.com.br 
Entretanto, um conceito que tem sido aprimorado ao longo dos anos é sobre a necessidade da utilização da Atividade de Inteligência como ferramenta de assessoramento de Estados e Organizações Empresariais. Outrora usada somente pelo ramo militar, a Atividade de Inteligência atualmente está sendo inserida no organograma de grandes empresas por todo o mundo. 

Atividade de Inteligência possuirá a responsabilidade de gerar informações de nível estratégico para a tomada de decisões, relativas a todo o processo decisório.  A metodologia utilizada pela Atividade de Inteligência será de extrema relevância na produção do conhecimento, pois através dela serão racionalizados os meios e recursos disponíveis para a sua atividade.

A utilização dos dados, transformados pelo processo de inteligência em conhecimento estratégico, irá fomentar e subsidiar o ente estatal ou empresarial na identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas de seus inimigos ou competidores, para assim, gerar vantagem competitiva. Segundo Michael Porter, autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, “Em Estratégia o pior erro é competir com os concorrentes nas mesmas dimensões”. 

Essa Atividade de Inteligência tem sido muito utilizada no âmbito empresarial e sua definição pela Associação Brasileira de Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) é que “consiste num processo informacional pró-ativo que conduz a melhor tomada de decisões, seja ela estratégica ou operacional”. 

É ainda um processo sistemático, que visa a descobrir as forças atuantes nos negócios, reduzindo riscos e conduzindo o decisor a agir antecipadamente (Inteligência), bem como proteger o conhecimento gerado (Contrainteligencia).

Diante dessa realidade competitiva, a Inteligência é capaz de dar melhores condições ao enfrentamento de desafios, pela ação prospectiva, seguindo os princípios da oportunidade e da pró-atividade na sua fase de formulação de políticas, de planejamento e de execução de opções estratégicas.

Já o planejamento utiliza-se do conhecimento sobre as diversas situações conjunturais e vantagens competitivas, produzido pela Inteligência, para elaborar os diagnósticos, construir posições, definir os objetivos e determinar as ações a serem tomadas.

O planejamento estabelece assim a direção de um empreendimento e organiza a execução das decisões tomadas, a partir do maior e melhor conhecimento possível dos recursos disponíveis e dos cenários visualizados.

A interação entre Inteligência e Planejamento pressupõe qualidade e eficácia na gestão das informações, sendo que esta é reconhecida como principal ativo na luta pela sobrevivência de Estados e empresas em cenários nacionais e internacionais crescentemente instáveis e complexos.

Vemos assim que um dos pilares de um ente estatal e/ou empresarial é a utilização do processo de Inteligência Estratégica no estabelecimento de suas políticas, visando obter acesso a conhecimento sobre os mercados e seus concorrentes.


Paulo Cesar Coelho é Agente de Policia Federal – 1ª Classe – Lotado no Núcleo de Operações da Delegacia Regional Executiva da Superintendência Regional do Departamento de Policia Federal no Mato Grosso do Sul, Bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho – RJ - Pós-graduando em Inteligência Estratégica pela Universidade Candido Mendes – POSEAD e Membro da ABRAIC – Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva – matricula 1955 - coelho.pcc@dpf.gov.br

One Response so far.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Finalidade do Blog

Este blog tem por finalidade a interação e o debate dos assuntos atinentes à Atividade de Inteligência Policial e, também, de Segurança Pública, alavancando soluções, aprimorando idéias e aperfeiçoando conhecimentos.

Tradução dos Posts

Receba por e-mail

Cadastre seu e-mail

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © Inteligência Policial -- Traduzido Por: Template Para Blogspot