Postado Por : Emerson Wendt domingo, 27 de março de 2011

Por Carlos Alberto Portolan*


Às vezes fico pensando quão bom seria um relacionamento da área de Administração Pública com a Segurança Pública. Vejamos senhores li um artigo sensacional na área T.I. (Tecnologia da Informação). Este artigo se adapta muito bem ao serviço de inteligência da segurança pública nacional. Uma palavra me chamou atenção – Networking que significa rede, relacionamentos, trabalho em rede, entrelaçamento. Networking nos diz o quanto uma boa rede de relacionamento é essencial para a nossa vida pessoal e profissional. Somos seres sociais, interdependentes, precisamos uns dos outros e geralmente gostamos de companhia: isto significa que não somos uma ilha isolada, somos partes de um arquipélago que precisa ser unido e conectado por inúmeras pontes. O Networking nos mostra uma forma incisiva que a idéia de auto-suficiência e independência é falsa e inadequada, pois vivemos numa época em que ninguém pode deter conhecimentos, experiências e informações para o sucesso das atividades e projetos que precisam ser realizados.
Portanto, saber construir e manter estas pontes para relacionar-se com os outros é algo fundamental. É essencial em muitos momentos da nossa vida, do nosso trabalho. Vejo um grande desafio que é construir e assegurar bons contatos e mantê-los. Denoto na área de segurança pública um grande desafio que é saber lidar com as diferenças individuais, perfil de atuação, interesses e prioridades que não são necessariamente iguais. Reconhecer que diferente é só diferente e não errado é um grande passo. Porque não aplicar todos estes conhecimentos na área de inteligência de nosso estado. Vamos unificar entrelaçar nossas redes da Brigada, PC, PF, ABIM, Judiciário Estadual e Federal, vamos socializar estas redes com um grande objetivo que é a informação final.
Lendo o Livro Com-viver em Equipe, Vejo que existem quatro tipos básicos de atuação também que pode ser adaptado a área de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Vejamos as características:
·         Reis – Pessoas inovadoras, com um pé no futuro, adoram dar idéias novas e tem dificuldades em terminar aquilo que começaram;
·         Guerreiros – Pessoas realizadoras, muito focadas no precisam ser feito agora. São muitas dedicadas e adoram “Fazer golos” Suas dificuldades é a impaciência e intolerância com ritmo dos outros;
·         Magos – Pessoas organizadas adoram “um lugar para cada coisa em seu lugar”. Tendem ser rígidas e cobram perfeição de si mesmas e dos outros;
·         Amantes – Pessoas que valorizam a dimensão humana. Adoram estar sempre disponíveis a ouvir e apoiar os outros. Suas dificuldades é estabelecer limites saudáveis.
Ora senhores todos estes tipos de personagens jazem dentro de nós, e constituem para cada pessoa um perfil único de atuação. Conhecendo o nosso próprio perfil e dos membros de nossa rede. Teremos facilidade de construir uma boa rede de informação.

Temos nas fileiras de nossas organizações na área da Segurança Pública Reis, Guerreiros, Magos e Amantes. Juntamos todos estes perfis teremos uma gama de profissionais à altura para unificar nossa rede de informação e relacionamento. E aplicando uma pitada do ingrediente chamado T.I. podemos ter, além das nossas redes de contatos presenciais, a possibilidade de novas redes a qual poderemos chamar de Comunidades de Interesses. Precisamos investir em atitudes positivas e atuais. Temos que deixar de lado a vaidade, interesses próprios, e rumar para um desenvolvimento social na área de inteligência. Vivemos senhores na era da informação. E como disse no inicio não podemos transformar a Segurança Pública em uma ilha. Pense nisto. Pois a hora é agora. Vamos construir uma rede de relacionamento harmoniosa entre o muro da vaidade das policias.

* Carlos Alberto Portolan é integrante do Núcleo de Inteligência do Judiciário - Tribunal de Justiça do RS.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Finalidade do Blog

Este blog tem por finalidade a interação e o debate dos assuntos atinentes à Atividade de Inteligência Policial e, também, de Segurança Pública, alavancando soluções, aprimorando idéias e aperfeiçoando conhecimentos.

Tradução dos Posts

Receba por e-mail

Cadastre seu e-mail

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © Inteligência Policial -- Traduzido Por: Template Para Blogspot