Postado Por : Emerson Wendt quarta-feira, 17 de março de 2010

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP/MJ, por meio da Coordenação-Geral de Inteligência - CGI, realizará nos dias 24, 25 e 26 de março corrente, na Capital Federal, a 5ª Edição do “Encontro Nacional para Chefes de Organismos de Inteligência de Segurança Pública - ENCHOI”. A idéia de realização dos Encontros Nacionais para Chefes de Organismos de Inteligência fundamenta-se na necessidade de fortalecer o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP), harmonizando procedimentos e alinhando conceitos nesta matéria.

Sua primeira edição teve formato de Curso de Capacitação, sendo realizado de 24 a 25 de julho de 2008, em Brasília, oportunidade em que foram apresentadas as seguintes matérias:
- A atuação do COAF na Prevenção e no Combate à Lavagem de Dinheiro; - A Rede Nacional de Inteligência de Segurança Pública – RENISP;
- O Sistema Nacional de Identificação de Veículos em Movimento – SINIVEM; - Aspectos da Inteligência Financeira;
- O Georreferenciamento em Segurança Pública;
- A Inteligência Digital em Segurança Pública – IDSeg, e;
- A Rede INFOSEG.

Em dezembro de 2008, quando da segunda edição do Curso de Capacitação para Chefes de Organismos de Inteligência, tratou-se quanto à necessidade de solidificação da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública – DNISP, com a necessária submissão frente ao Conselho Especial do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública.


Na seqüência, nos dias 15 a 17 de julho 2009 foi realizado a 3ª reunião para Chefes de Inteligência, passando-se o evento a ser denominado de “Encontro Nacional para Chefes de Organismos de Inteligência – ENCHOI”. Naquela ocasião, o Coordenador-Geral de Inteligência, Sr. Régis Limana, destacou que o encontro seria desenvolvido sobre 5 eixos:
- Homologação da DNISP;
- Nomeação e posse dos Conselheiros do SISP (Subsistema de Inteligência de Segurança Pública)
- Ferramentas disponibilizados para os Organismos de Inteligência (OIs); - Participação dos estados;
- Regulamentação do SISP (Subsistema de Inteligência de Segurança Pública);
- A Conferência Nacional de Inteligência de Segurança Pública.
Na oportunidade, o destaque relevante foi a palestra de abertura do evento, que foi proferida pelo Exmo. Sr. Ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.


Na sequência dos eventos, de 11 a 13 de novembro de 2009, foi realizado o IV ENCHOI, que teve como temas:
- A atividade de Inteligência de Segurança Pública no PEFRON (Projeto de Policiamento Especializado na Fronteira);
- A Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública.

Por sua vez, o “V ENCHOI” brindará os Chefes das Inteligências de Segurança Pública de todo país com as participações, nos painéis, de especialistas nacionais e internacionais, que tratarão sobre “Inteligência de Segurança Pública e sua correlação com Grandes Eventos”. O objetivo é trazer insumos à preparação do Plano de Segurança Pública para os eventos agendados e que o Brasil sediará, notadamente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


Durante os três dias do Encontro serão tratados, dentre outros, os seguintes temas:
- Gestão de Projetos voltados aos Grandes Eventos;
- O Papel da Inteligência de Segurança Pública em Grandes Eventos;
- A aplicabilidade das ferramentas de Inteligência de Segurança Pública em Grandes Eventos;
- Inteligência e terrorismo em Grandes Eventos;
- Gestão de Riscos em Grandes Eventos Esportivos - Teoria dos Jogos e Cenários Prospectivos;
- As infraestruturas críticas frente aos Grandes Eventos;
- O Brasil e o Terrorismo;
- Segurança em Grandes Eventos.

Dentre os palestrantes internacionais, destacam-se as presenças do Coordenador de Segurança da EUROCOPA, Sr. LUÍS TRINDADE SANTOS (PORTUGAL), do Presidente da International Security & Defence Systems – ISDS, Sr. LÉO GESSLER (ISRAEL), e, do Sr. Marek Doliński, Safety and Security Manager - Coordenação de Segurança da UEFA EURO 2012.

DATA: 24, 25 e 26 de março de 2010.
HORÁRIO: 14h30min - Cerimônia de abertura;
LOCAL: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, CNTC, Av. W5 – SGAS, 902, Bloco C, Brasília-DF, CEP 70390-020, F. (61) 32177100
site: www.cet.cntc.com.br.

Fonte: CGI/Senasp/MJ

{ 2 comentáriosComentário }

  1. O ENCHOI é uma grande oportunidade de criarmos relações com colegas de outros organismos de inteligência do Brasil, e, assim, melhorarmos a integração entre tais agências. Muitos debates importantes irão ocorrer no que tange a preparação da segurança para os grandes eventos que estão por vir nos próximos anos.

    Infelizmente a presença da PCES neste evento não foi autorizada.

    Aguardaremos o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    Realmente, o evento é muito interessante. Segundo apurei a não autorização da participação da Inteligência da PCES no evento teria partido da própria Direção da PC/ES.
    Parece-me, também, que apenas dois participantes virão do teu Estado, quando na imensa maioria das UFs mandará três participantes.
    Entre em contato comigo por telefone para vermos isso.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Finalidade do Blog

Este blog tem por finalidade a interação e o debate dos assuntos atinentes à Atividade de Inteligência Policial e, também, de Segurança Pública, alavancando soluções, aprimorando idéias e aperfeiçoando conhecimentos.

Tradução dos Posts

Receba por e-mail

Cadastre seu e-mail

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © Inteligência Policial -- Traduzido Por: Template Para Blogspot